A tireoidite de Hashimoto (TH) é uma doença auto-imune da tireoide, na qual os anticorpos produzidos pelo organismo acabam atacando as células tireoidianas e destruindo-as. Ela é a causa mais frequente do hipotireoidismo (diminuição dos hormônios tireoidianos). Explicando de uma maneira bem simples, a doença acontece quando o nosso corpo produz anticorpos que atacam a própria tireoide e isto pode levar a sua destruição ou diminuição na produção dos hormônios.
# É mais comum nas mulheres e nos idosos.
# Existem fatores genéticos, já que há uma herança de pré-disposição ao desenvolvimento de doenças autoimunes. Mas também existem fatores como o excesso de iodo, infecções virais, disruptores endócrinos, entre outros.
# Não se trata a Tireoidite propriamente dita porque não existe como acabar com os anticorpos que causam a doença. O tratamento é indicado quando existe o hipotireoidismo, que é a diminuição dos hormônios tireoidianos produzidos pela glândula lesionada. Se o paciente possui a tireoidite mas continua funcionando adequadamente, não há indicação de tratamento.